Storage: conceito e funcionalidades

O armazenamento de dados é uma das principais preocupações de empresas e pessoas!

O storage é um equipamento voltado para armazenar os dados de servidores, da rede local de empresas e residências ou mesmo de um celular. É um sistema avançado que permite compartilhar, fazer backup, proteger e armazenar todas as informações essenciais que temos.

Os storages podem ser classificados como DAS, NAS e SAN. O DAS ou Direct Attached Storage é um sistema de armazenamento conectado diretamente a um computador, sejam servidores, notebooks ou estações de trabalho. Quando instalado, o equipamento torna-se um disco adicional de seu hospedeiro. As aplicações executadas por storages DAS estão relacionadas ao armazenamento de dados e aumento de performance softwares que utilizam muito acesso a discos, como backup de diversos computadores.

O NAS ou Network Attached Storage é um sistema de armazenamento conectado diretamente na rede local, funcionando como um hard disk de rede que centraliza e armazena os dados de forma organizada. Com ele é possível compartilhar e gerenciar as informações armazenadas por todos os usuários de forma racional, utilizando serviços de segurança como acesso protegido por login e senha e registro de atividade por usuário.

Já o SAN ou Storage Area Network é uma rede de armazenamento de dados que conecta servidores a dispositivos de armazenamento, como discos rígidos, fitas e bibliotecas de fitas. Funciona como uma rede separada da rede LAN e é projetado para permitir que os servidores acessem dispositivos de armazenamento de forma mais rápida e confiável.

Como percebemos, os storages são importantes para datacenters, empresas e residências, pois permitem manter informações e aplicativos sempre seguros e disponíveis. Podem ser implementados como servidor de arquivos, fazer backup, ser um espaço de armazenamento na nuvem ou uma área para centralizar, processar ou compartilhar dados.

E aí? Conta aqui se você já conhecia todas essas funcionalidades!